CORONAVÍRUS

O que é coronavírus?



O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China. Daí o nome da doença provocado pelo vírus (Coronavírus Sars-CoV-2) ser chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em meados dos anos 1960 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Nome do vírus atual: Sars-CoV-2 (novo coronavírus)
Nome da doença: Coronavírus (COVID-19)

Existem outros tipos de coronavírus?

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E, NL63, beta coronavírus OC43, HKU1.

As mais graves são até hoje:

(Sars-CoV) Coronavírus da síndrome respiratória aguda grave - Em 2003, a epidemia de Sars que contaminou 8.096 pessoas e matou 774 em vários países, como China, China (Hong Kong), Taiwan, Singapura, Vietnã, Filipinas, Canadá, Estados Unidos e Alemanha.

(Mers-CoV) Coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio - Em 2014, a epidemia de Mers-CoV contaminou 238 pessoas e matou 92 em vários países, como Arábia Saudita, Malásia, Jordânia, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Tunísia e Filipinas.

(SARS-Cov-2) Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 - (abreviado para SARS-CoV-2, do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), como denotado pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV). Também conhecido como "novo coronavírus".

Período de incubação do coronavírus?

Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.

Período de transmissibilidade do coronavírus?

De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o novo coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.

Qual é a fonte de infecção do coronavírus?


O reservatório animal para o novo coronavírus (SARS-Cov-2) ainda é desconhecido.

Importante

Só há uma maneira de conter o coronavírus: Informação.
Fique em casa, fique tranquilo, troque a preocupação pela prevenção.

Fonte: Ministério da Saúde / Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Foto: Ilustração - Centros de Controle e Prevenção de Doenças / EPA-EFE / REX

Coronavírus (COVID-19) - OpenBrasil.org